A Associação foi criada em 26 de AGOSTO de 2013, por pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico na CLÍNICA RENAL DO OESTE, com o objetivo inicial de conhecer a melhor a doença, bem como à busca de melhores condições para aporte alimentar, e ações para divulgar a necessidade da doação de órgãos.

Em 05 de dezembro de 2013 criou seu próprio estatuto denominando-se Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Chapecó (APARC).

Assim, a associação tem como prioridade atender as pessoas com insuficiência renal crônica, transplantados, seus familiares, bem como informar a sociedade em geral sobre a causa renal. Através de convênios com o município, empresas privadas, e doações da comunidade angaria recursos para sua manutenção. Cabe registrar a importância do trabalho voluntário, feito por pessoas não remuneradas e sem vínculo empregatício que se integram à entidade.

A APARC desde o seu inicio mantém apoio integral da APAR de Florianópolis – SC, onde faz troca de informações e parcerias.

Integrou-se à FENAPAR no ano de 2018, visando ampliar o conhecimento na busca de informações sobre a doença renal. A associação passou a participar de Congressos, levando o nome da entidade e trazendo conhecimento e troca de experiência com as demais entidades do Estado e do Brasil.

Missão: realizar ações de integração e apoio direcionadas à prevenção e acolhimento do renal crônico, valorizar o ser humano/paciente, tendo em vista a sua qualidade de vida.

Visão: Ocupar posição de destaque na sociedade, facilitando o acesso à informação da causa renal.

Valores: Comprometimento com a luta pela vida, com transparência, ética, amor e dignidade nas atividades que realizamos.